Logotipo MD Skin

Cicatrizes de acne – Qual o melhor tratamento?

Cicatrizes de acne – Qual o melhor tratamento?

Doenças da pele

Cicatrizes de Acne – Qual o melhor tratamento?

Passou por uma fase cheia de acne e acabou “ganhando” marcas desse período e não sabe o que fazer para ter sua pele de volta? Então, esse artigo foi criado para você. Vamos te ajudar com as cicatrizes de acne!

 

Cicatrizes de acne - Qual o melhor tratamento?
Cicatrizes de acne – Qual o melhor tratamento?

 

Se você está lendo esse artigo, é porque, infelizmente passou por uma época de acne, com cravos e espinhas. Talvez até mesmo ainda esteja passando. Se for o caso, não deixe de ler o nosso artigo sobre Mitos e Verdades com certeza vai te ajudar nesse processo.

E mesmo se essa ainda é a sua situação atual, certamente sua pele acabou sofrendo com essa fase e ficou marcada seja com manchas ou reais cicatrizes. Com certeza isso deve te incomodar e pode até mesmo afetar seu humor, sua auto-estima e sua vida social. Mas não se preocupe pois são para aflições como essa que existem as Dermatologistas.

Para te ajudar, vamos primeiramente esclarecer sobre os tipos de marcas que a acne pode deixar no seu rosto.

 

Cicratizes de acne - Tipos de Marca
Cicratizes de acne – Tipos de Marca

 

Tipos de Cicatrizes de Acne

 

Dependendo do tipo de acne e a forma que foi (ou não) tratada, irá resultar em um tipo diferente de marca. Por isso, as marcas podem alterar e podem ser:

 

  • Manchas
  • Cicatrizes Deprimidas
  • Cicatrizes Elevadas

 

 

As manchas são alterações da cor da pele, geralmente deixando a área levemente castanhas. As cicatrizes deprimidas são “buraquinhos” que ficam na pelo, marcando a mais profundamente. E, por último as cicatrizes elevadas podem ser hipertróficas ou quelóides, formando um tecido cicatricial que proliferou mais que o normal. 

Para esclarecer melhor as diferenças, veja a seguir mais detalhes sobre cada tipo de cicatrizes de acne.

 

Como tratar manchas de acne

Primeiro vamos começar falando sobre as manchas. Elas são chamadas de hipercromia pós-inflamatória e são consideradas lesões mais superficiais. Para tratá-las e reverter o quadro poderá ser optado por uma das opções abaixo:

  • Ácidos a serem usados e aplicados em casa, que devem sempre ser prescritos por um médico dermatologista, já que seu uso incorreto também pode gerar mais manchas;
  • Peelings químicos;
  • E até mesmo alguns tipos de laser.

 

Como tratar cicatrizes profundas de acne

Além das manchas, temos também as cicatrizes deprimidas. Estas geram alteração de relevo, criando uma depressão na estrutura da pele. Por serem lesões mais profundas essas também são mais difíceis de tratar. Porém, difícil não quer dizer que a melhora não é possível. A melhora será lenta, mas com paciência e o tratamento certo é possível. 

Durante o tratamento o maior objetivo será romper a fibrose da pele e estimular o colágeno. E como opção de tratamento podemos listar: 

  • Microagulhamento cirúrgico com tunelização dérmica;
  • Uso de MMP (microinfusão de medicamentos pela pele) com medicamentos específicos;
  • Peelings mais profundos;
  • Lasers ablativos;
  • Skinboosters (ácido hialurônico para hidratação da pele).

 

Como tratar cicatrizes elevadas de acne

E por último vamos falar sobre as cicatrizes elevadas. Estas podem ser hipertróficas, quando são elevadas mas ainda se mantem restritas ao tamanho da cicatriz original, ou quelóides, quando ultrapassam o tamanho da cicatriz original, podendo se tornar muito inestéticas. 

Nestes casos, geralmente o melhor tratamento é a infiltração das cicatrizes com corticóides, um procedimento feito em consultório, que pode exigir algumas sessões, associado aos demais tratamentos já citados.

 

Como demonstramos acima, há diversas opções de tratamento, ou seja, é possível a melhora das marcas, basta ter o devido acompanhamento médico para isso. Por isso é de extrema importância consultar um médico dermatologista para uma avaliação detalhada e a escolha do tratamento mais indicado e que terá mais resultado na sua pele. 

 

Agora que sabe mais sobre as cicatrizes de acne não deixe para amanhã para se tratar. Siga a indicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia e contate hoje mesmo um dermatologista para garantir um tratamento eficaz e, se precisar de uma ajuda, clique aqui e veja mais sobre os tratamentos que a MD Skin tem para te ajudar com acne e muito outros cuidados com a sua pele. 



Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt

Logotipo Seven Gestão