Logotipo MD Skin

Desmistificando a Toxina Botulínica – 5 mitos esclarecidos sobre este tratamento!

Desmistificando a Toxina Botulínica – 5 mitos esclarecidos sobre este tratamento!

Tratamentos Faciais

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida pelo nome comercial “Botox”, é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum, que bloqueia os sinais nervosos musculares, diminuindo a contração muscular. A substância é injetada por meio de uma agulha fina, com o objetivo de diminuir a ação muscular e prevenir ou atenuar as linhas e rugas dinâmicas da face.

Afinal, existe idade ideal para iniciar o tratamento?

Não, não existe uma idade considerada “ideal”, já que cada paciente apresenta o envelhecimento de forma única e em momentos diferentes da vida. Assim, alguns pacientes que têm tendência à formação de rugas precocemente podem iniciar o tratamento a partir dos 25-30 anos. Por outro lado, outras pessoas que demoram mais a aparentar as linhas de expressão podem demorar um pouco mais para aplicarem o Botox. Uma série de fatores está relacionada com o processo de envelhecimento, como a predisposição individual, fatores genéticos, cor da pele, tabagismo e exposição solar.

Em todo caso, é importante ressaltar que a Toxina Botulínica age como preventivo, evitando que as rugas fiquem profundas ou marquem a pele. Por isso, é sempre bem-vindo iniciar o tratamento antes que essas linhas estejam instaladas com a face em repouso.

5 Mitos sobre a Toxina Botulínica

Apesar de ser um dos tratamentos mais realizados em consultório (se não for o mais realizado) a aplicação do Botox ainda pode gerar inúmeras dúvidas nos pacientes e ser refém de alguns mitos comuns. Veja quais são os principais mitos sobre o assunto:

1. “Oѕ resultados dо Botox ѕãо imediatos.”

Mito! Geralmente os primeiros efeitos da Toxina surgem em 2 a 3 dias. No entanto, resultados completos só são alcançados após aproximadamente 3 semanas, se mantendo até desaparecerem completamente entre 4 a 6 meses.

2. “É indicado somente para mulheres”

Mito. Cada vez mais os homens se preocupam em cuidar da estética e da autoestima! A Toxina Botulínica neles é super bem-vinda, principalmente na região frontal (testa) e na glabela (entre as sobrancelhas), em que a musculatura masculina é consideravelmente mais forte.

3. “O Botox só é indicado para tratar rugas e marcas de expressão”.

Mito! Além de agir em benefício das rugas no terço superior do rosto, a Toxina pode melhorar as linhas do pescoço (efeito nefertiti), arquear as sobrancelhas e afinar a face. Além disso, essa substância é utilizada para tratar condições como o bruxismo e a hiperidrose (sudorese excessiva em axilas, pés e mãos).

4. “O efeito Botox é permanente.”

Mito. O tratamento é temporário, durando aproximadamente de 4 e 6 meses. O tempo de duração pode variar para mais ou para menos a depender do objetivo da aplicação, do local tratado e do organismo de cada pessoa.

5. “Quem faz Botox fica com o rosto paralisado e sem expressão.”

Este é, talvez, o maior MITO de todos relacionado ao Botox. É importante dizer que, se o tratamento for realizado de forma adequada, por um profissional capacitado, o resultado é muito harmônico e natural. As aplicações da Toxina não visam paralisar o músculo por completo, mas sim relaxar a região, atenuando de forma sutil as ruguinhas aparentes.



Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt

Logotipo Seven Gestão