A falta de cuidado com a sua pele, pode causar manchas na mesma (melasma). E se isso acontecer, o que fazer? Leia esse artigo e te ajudaremos com isso.
Nem sempre tomamos os cuidados necessários com o nosso corpo, seja por falta de tempo ou comodismo. Com isso, muitas vezes acabamos procurando ajuda médica apenas quando o problema aparece. Quando falamos de cuidado com a pele não é diferente pois, apesar da pele ser o nosso maior órgão, muitas vezes acabe sendo negligenciada.
Por esse motivo, muito pacientes que vão a um consultório de dermatologia chegam desanimados e frustrados com manchas na pele, geralmente pela falta de orientação sobre os cuidados diários e sobre a necessidade de tratamento contínuo. Mesmo sem muitos saber, as manchas na pele são chamadas de Melasma.
Para te ajudar a entender mais sobre o que pode ser a causa de uma das suas queixas, vamos primeiro entender o que é o melasma.
O melasma é uma mancha na pele adquirida e crônica. Ela aparece com coloração acastanhada variável, podendo ser mais clara ou mais escura e com aspecto rendilhado. Os locais mais comuns onde aparece são:
O melasma é mais frequente nas mulheres, mas também pode aparecer nos homens que possuem predisposição.
O que causa o melasma?
A causa do melasma é desconhecida, mas existe uma predisposição genética associada a fatores que desencadeiam o aparecimento das manchas. Entre esses fatores podemos citar:
Por ser crônico, o tratamento do melasma é difícil, mas, quando realizado com o devido acompanhamento médico, definido o tratamento correto e este sendo seguido à risca, junto com os cuidados do paciente em casa, tem resultados muito bons e eficientes de clareamento.
Como primeiro passo tanto na prevenção como no tratamento do melasma (provavelmente um dos mais importantes) podemos citar o uso do protetor solar. É imprescindível que esse tenha proteção contra a luz ultravioleta e a luz visível (presente em lâmpadas fluorescentes, telas de computadores, tablets e etc), pois ambas contribuem muito no escurecimento da mancha.
Além disso, outras formas de tratamento que podem ser citadas são:
A escolha do melhor tratamento deve ser feita por um médico dermatologista. E é comum associar diversos tratamentos a fim de alcançar melhores resultados no clareamento do melasma. Para saber mais sobre todos os tratamentos, clique aqui.
É extremamente importante nunca se automedicar. Isso pode levar a efeitos colaterais irreversíveis e até mesmo piorar o problema ao invés de melhorar. Siga o conselho da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Na MD Skin Dermatologia, dispomos de protocolos exclusivos para o tratamento do melasma. Clique aqui para saber mais sobre como tratar.
Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt