Logotipo MD Skin

Melasma – Você sofre com esta mancha?

Doenças da pele, Tratamentos Faciais

Melasma – Você sofre com esta mancha?

A falta de cuidado com a sua pele, pode causar manchas na mesma (melasma). E se isso acontecer, o que fazer? Leia esse artigo e te ajudaremos com isso.

Melasma - Você sofre com essa mancha?
Melasma – Você sofre com essa mancha?

Nem sempre tomamos os cuidados necessários com o nosso corpo, seja por falta de tempo ou comodismo. Com isso, muitas vezes acabamos procurando ajuda médica apenas quando o problema aparece. Quando falamos de cuidado com a pele não é diferente pois, apesar da pele ser o nosso maior órgão, muitas vezes acabe sendo negligenciada.

Por esse motivo, muito pacientes que vão a um consultório de dermatologia chegam desanimados e frustrados com manchas na pele, geralmente pela falta de orientação sobre os cuidados diários e sobre a necessidade de tratamento contínuo. Mesmo sem muitos saber, as manchas na pele são chamadas de Melasma.

Para te ajudar a entender mais sobre o que pode ser a causa de uma das suas queixas, vamos primeiro entender o que é o melasma.

O que é melasma

O melasma é uma mancha na pele adquirida e crônica. Ela aparece com coloração acastanhada variável, podendo ser mais clara ou mais escura e com aspecto rendilhado. Os locais mais comuns onde aparece são:

• Na face em geral, principalmente testa, bochechas e buço;
  • Áreas expostas ao sol, como colo e braços.

O melasma é mais frequente nas mulheres, mas também pode aparecer nos homens que possuem predisposição.

O que causa o melasma?

A causa do melasma é desconhecida, mas existe uma predisposição genética associada a fatores que desencadeiam o aparecimento das manchas. Entre esses fatores podemos citar:

• Exposição solar;
  • Uso de anticoncepcionais hormonais;
  • Gravidez.

Como tratar o melasma?

Por ser crônico, o tratamento do melasma é difícil, mas, quando realizado com o devido acompanhamento médico, definido o tratamento correto e este sendo seguido à risca, junto com os cuidados do paciente em casa, tem resultados muito bons e eficientes de clareamento.

Como primeiro passo tanto na prevenção como no tratamento do melasma (provavelmente um dos mais importantes) podemos citar o uso do protetor solar. É imprescindível que esse tenha proteção contra a luz ultravioleta e a luz visível (presente em lâmpadas fluorescentes, telas de computadores, tablets e etc), pois ambas contribuem muito no escurecimento da mancha.

Além disso, outras formas de tratamento que podem ser citadas são:

A escolha do melhor tratamento deve ser feita por um médico dermatologista. E é comum associar diversos tratamentos a fim de alcançar melhores resultados no clareamento do melasma.  Para saber mais sobre todos os tratamentos, clique aqui.

É extremamente importante nunca se automedicar. Isso pode levar a efeitos colaterais irreversíveis e até mesmo piorar o problema ao invés de melhorar. Siga o conselho da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Na MD Skin Dermatologia, dispomos de protocolos exclusivos para o tratamento do melasma. Clique aqui para saber mais sobre como tratar.