Logotipo MD Skin

Acne – Mitos e Verdades

Acne – Mitos e Verdades

Acne, Doenças da pele

ACNE – MITOS E VERDADES

Chocolate dá espinha? Não se deve usar hidratante? Estresse piora? Leia esse texto para entender mais sobre acne e como tratá-la.

 

Acne - Mitos e Verdades
Como tratar e prevenir?

 

A acne pode ser considerada uma das maiores vilãs da pele e atinge a maioria das pessoas em algum momento da vida. E, é por isso que ela é uma das queixas mais frequentes no consultório dermatológico. Assim, não é segredo que gere transtornos estéticos, mas a falta de tratamento pode gerar muito mais que isso: falta de confiança, alteração de humor, depressão e até mesmo reclusão social. Sim, tudo por causa de espinhas e cravos.

Quem nunca ficou extremamente incomodado com uma espinha ou um cravo? Ainda mais se você é um adolescente, ou aparece bem no dia de uma reunião importante, ou até mesmo no dia do seu casamento. Da mesma forma, temos até o exemplo do filme “Casamento Grego” onde a família tem um jeito bem “único” para tratar de uma espinha: aplicando Vidrex. É por essas e outras práticas que se faz tão importante saber um pouco mais sobre o assunto.

Você sabe o que é acne?
Você sabe o que é?

 

O QUE É A ACNE?

A acne é uma doença inflamatória crônica do folículo pilossebáceo da pele. Em outras palavras, a acne é uma inflamação que ocorre na parte interna do poro. Ela surge mais comumente na adolescência, quando entramos na puberdade, mas também está presente em nossa vida adulta. Nas mulheres, pode aparecer também após os 25 anos de idade, mesmo naquelas pessoas que não apresentavam acne na adolescência, sendo este problema conhecido como acne da mulher adulta. 

Agora que sabemos o que é a Acne, será que sabemos o que é verdade ou não quando falamos em tratamento e prevenção? Diversos mitos ainda rodeiam este assunto, principalmente sobre o que causa, o que a piora e, o mais importante, como tratar a acne. Mas afinal, o que é mito e o que é verdade sobre o assunto? Selecionamos 10 questionamentos frequentes nos consultórios:

  1. CHOCOLATE PIORA ACNE?

 

Chocolate piora a acne?
Chocolate dá espinha?

 

Quem não gosta de chocolate? Um doce tão presente na nossa sociedade e na nossa vida. É comum comermos um chocolate, mesmo que pequeno, seja para melhorar nosso dia, seja um presente do namorado, ou pela pura vontade de se deliciar com ele. Mas afinal, comer chocolate piora acne?

VERDADE. Chocolate piora a acne mas não pelo motivo que a maioria das pessoas pensam. É comum culparmos a gordura presente no chocolate, mas o culpado da acne é o alto índice glicêmico. Este calcula o índice de glicose que é enviado para as células. Na verdade, não só o chocolate, como qualquer alimento com alto índice glicêmico, pode piorar a acne. Assim, fique atento também com: bolos, doces, sorvete, geleia, pães, biscoitos, cereais, massas.

Mas lembre-se, isso não quer dizer que você não pode ingerir nenhum desses alimentos. Apenas faça-o de forma moderada.

 

  1. MULHERES ADULTAS COM ACNE É UM SINAL DE ALTERAÇÃO HORMONAL?

 

Mulher com acne, e agora?
Mulher com espinha, e agora?

 

Antes de mais nada: não é raro termos acne na fase adulta. Na verdade, é muito comum em mulheres com mais de 25 anos e é o que chamamos de “Acne da Mulher Adulta”. Então, pode ficar tranquila, você não está sozinha. Agora, isso quer dizer que a acne na fase adulta automaticamente significa uma alteração hormonal?

MITO. A acne na fase adulta pode estar associada a diversos motivos como, por exemplo, alimentação ou estresse. Assim deve-se pesquisar junto ao seu médico a real causa. Pode ser uma alteração hormonal se a acne estiver associada com outros indícios como, obesidade, aumentos dos pelos no corpo, queda de cabelo e alterações menstruais. Entretanto, a maior parte das mulheres não apresentam nenhuma alteração hormonal nos exames laboratoriais

Lembre-se sempre de consultar um dermatologista para um tratamento da acne, para analisar a fundo o seu caso e achar a real causa.

 

  1. PESSOAS COM ACNE NÃO PODEM USAR HIDRATANTES?

 

Acne e hidratante se conversam?
Espinha e hidratante se conversam?

 

Quem não gosta da sensação de uma pele hidratada? Ela fica macia, suave, gentil ao toque. Segundo indicações da Sociedade Brasileira de Dermatologia usar hidratante é de extrema importância para o cuidado da nossa pele. Mas, apesar de todos os pontos positivos de usar hidratante, muito se houve sobre ser “proibido” usar se tiver acne. Acne e hidratante não se conversam? 

MITO. O hidratante, ainda mais se utilizado o específico para o seu tipo de pele, pode ajudar no tratamento da acne e até mesmo a prevenir. Assim o hidratante pode e deve ser utilizado por pessoas com acne.

A confusão nesse tópico está na confusão entre sebo (oleosidade) com hidratação. A hidratação correta, irá cuidar da sua pele e prevenir a acne. O que não pode acontecer é o uso de creme incorreto que poderá gerar oleosidade em excesso e, essa última, poderá até mesmo aumentar a ocorrência de acne. Por isso, consulte um dermatologista para saber sobre qual hidratante usar conforme o seu tipo de pele.

 

  1. CRAVOS COM PONTAS PRETAS SIGNIFICAM FALTA DE HIGIENE?

O cravo é um poro da pele entupido por oleosidade e, quando tem a ponta preta, ele é logo conectado a falta de higiene. Mito ou Verdade?

MITO. Os cravos acontecem por uma hiperqueratinização do folículo, ou seja, quando ocorre um espessamento da camada exterior da pele que acaba entupindo o poro e gerando o cravo. Este também é um dos problemas principais na geração da acne, não tendo nenhuma ligação com a higiene.

 

  1. ESTRESSE CAUSA/PIORA ACNE?

 

Estresse dá acne?
Estresse dá espinha?

 

Um dos sintomas do século: estresse. Com vidas agitadas, prazos, responsabilidades e tudo acontecendo ao mesmo tempo, acabe sendo comum nos vermos estressados de tempos em tempos. Mas será que isso piora a acne?

VERDADE. O estresse faz com que o nosso corpo “baixe a guarda” e acabamos não reagindo bem as bactérias. Isso pode ocasionar os poros a ficarem entupidos e, assim, gerar ou piorar a acne.

O segredo para evitar isso é garantir ao máximo uma vida equilibrada, cuidando da alimentação, da sua rotina, se exercitando. Com uma vida equilibrada nosso corpo estará mais forte, mais “equipado” a lidar com as situações de estresse e também com a acne.

 

  1. PROTETOR SOLAR E MAQUIAGEM PIORAM A ACNE?

 

Pode usar maquiagem se tem acne?
Pode usar maquiagem se tem espinha?

 

“Use protetor solar”. Quem nunca ouviu essa frase antes? Na voz de Pedro Bial, ela virou quase que um mantra. E maquiagem? Que mulher que não gosta de se maquiar seja para fazer sucesso no trabalho ou em um encontro com o “crush”? Duas coisas tão presentes na nossa vida, para algumas pessoas de uso quase que diário. Elas estão ligadas a acne?

VERDADE em partes… O segredo aqui é utilizar protetores solar e maquiagem adequados a sua pele. O uso de produtos de baixa qualidade ou que não são para o seu tipo de pele irão piorar ao invés de cuidar da pele e até mesmo piorar lesões.

Para evitar isso e garantir uma pele bem cuidada até mesmo com o uso diário de protetores solar e maquiagens, sempre consulte um dermatologista para entender mais sobre a sua pele e utilizar produtos indicados pelo seu médico que serão aliados no tratamento da acne

 

  1. PESSOAS COM ACNE E PELE OLEOSA DEVEM LAVAR O ROSTO VÁRIAS VEZES AO DIA?

 

Quantas vezes devemos lavar o rosto?
Quantas vezes devemos lavar o rosto?

 

Se você nunca fez isso, aposto que conhece alguém que já fez:  lavar o rosto sempre que acha que há mais brilho do que deveria. Isso deveria ajudar a manter a pele seca, mas será que ajuda mesmo?

MITO. Devemos lavar o rosto apenas 02 vezes ao dia. Cada vez que lavamos o rosto, o nosso corpo produz oleosidade para compensar o ressecamento provocado pela lavagem. Assim, se lavarmos a todo instante, nosso corpo produzirá mais e mais oleosidade, fazendo o efeito inverso do que queremos, contribuindo para a ocorrência de acne, em vez da prevenção.

Para tratar peles com acne e/ou oleosas, existem produtos específicos que vão ajudar no tratamento, sem ter de ir ao banheiro 05 vezes ao dia. Para isso, consulte seu dermatologista e ele te indicará o tratamento mais eficaz para a acne.

 

  1. NÃO DEVEMOS ESPREMER ESPINHAS E CRAVOS?

Quem nunca espremeu uma espinha e um cravo? Enquanto alguns podem ter uma aversão a isso, existem até mesmo canais no Youtube dedicados exclusivamente a isso. A real questão é: espremer espinhas e cravos é proibido?

VERDADE. Lembre-se que tanto cravos como espinhas são uma inflamação do poro. Assim, ao espremermos essas lesões, deixaremos “livre” para a entrada de bactérias na pele, causando mais inflamação e infecções locais. Além de fazer com que demorem mais para se curar, também gerará manchas escuras no local após a cicatrização. Evite esse hábito ao máximo!

Ao invés disso, procure um tratamento que possa reverter o quadro e realmente tratar.

 

  1. POLUIÇÃO PIORA A ACNE?

A não ser que você viva em uma cabana no meio do mato, não temos como fugir da poluição. E muitas vezes ela é associada a piora da saúde da pele. A poluição realmente influencia?

 

Poluição influencia nossa pele?
Poluição influencia nossa pele?

 

VERDADE. Infelizmente, as partículas poluentes pioram o processo inflamatório e modificam a qualidade do sebo produzido na pele, consequentemente piorando a saúde da pele.

Mas para melhorar isso, lembre-se de não lavar a pele 05 vezes ao dia. Basta um tratamento eficaz de acne para o seu tipo de pele.

 

  1. A ISOTRETINOINA (ROACUTAN®) É A ÚNICA MEDICAÇÃO PARA TRATAR A ACNE?

No meio do desespero de se livrar da acne vem a ideia de que a Roacutan® é o único tratamento eficaz. Junto ao tratamento, vem o medo dos efeitos colaterais (irritação ocular, ressecamento ocular, coceira na pele, ressecamento da pele e dos lábios, dores musculares, etc). Então vamos falar sobre isso e quais os tratamentos possíveis. 

MITO. Este não é o único tratamento. Na verdade, existem muitas medicações tópicas (que se aplicam na pele), peelings específicos, uso de LED e outras medicações orais que também são usadas.

 

Agora que esclarecemos alguns mitos e você tem mais informação, comece a se cuidar e a tratar a acne. E lembre-se: para um tratamento eficaz, contate seu dermatologista para que juntos decidam a melhor opção. E, se precisar de uma ajuda, clique aqui e veja mais sobre os tratamentos que a MDSkin tem para te ajudar. 

 



Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt

Logotipo Seven Gestão