A acne pode ser considerada uma das maiores vilãs da pele e por isso atinge a maioria das pessoas em algum momento da vida. Assim, a acne é uma das queixas mais frequentes no consultório dermatológico. Dessa forma, não é segredo que a acne gera transtornos estéticos, contudo, a falta de tratamento da acne pode gerar muito mais que isso: falta de confiança, alteração de humor, depressão e até mesmo reclusão social.
Foi pensando nisso que preparamos um artigo para o nosso blog falando especificamente dos Mitos e Verdades sobre a Acne. Para saber mais clique aqui.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne é uma doença inflamatória que gera espinhas (pústulas) e cravos (comedos), sendo mais comum a ocorrência no rosto e tronco (colo e dorso). Por ser muito comum, a acne pode atingir as pessoas em diversos momentos da vida como por exemplo: acne infantil, que aparece em crianças e apesar de muito raro é possível. Outro exemplo, e provavelmente o mais comum, é a acne na adolescência. E por último a acne em adultos, que, ao contrário do que muitos pensam, também é bastante comum. Nas mulheres a partir dos 25 anos chamamos de “acne da mulher adulta”. Esta possui a fisiopatologia um pouco diferente do que no adolescente, e chega a afetar até um terço das mulheres nesta fase.
Agora que sabemos o que é a acne, vamos primeiramente falar sobre o tratamento da mesma. Acima de tudo é importante frisar que o tratamento deve ser feito com acompanhamento do dermatologista e a escolha dependerá do grau de severidade da acne. Como opções de tratamento podemos enumerar:
Dentro os tratamentos acima, a definição da melhor opção será feita pela dermatologista após uma análise detalhada do quadro.
Conforme falamos anteriormente, uma vez que a acne pode afetar pessoas de diferentes idades, ela também pode se manifestar de formas diferentes. Para detalhar isso, descrevemos abaixo os tipos de acne e as opções de tratamento mais indicadas para cada.
Nesse tipo de acne, manifesta-se na pele apenas com cravos. Assim, para o tratamento pode-se optar por:
Já nesse segundo tipo de acne, além de cravos há lesões pustulosas inflamadas, comummente conhecidas como espinhas. Assim, para o tratamento pode-se optar por:
Primeiramente é importante ressaltar que o tratamento da acne é uma junção de vários fatores. Além disso o tratamento é gradual. Por isso a importância de ser feito com o acompanhamento de um dermatologista.
Desa forma, tenha em mente que o objetivo principal do tratamento é a redução gradual do número de lesões e evitar a formação de cicatrizes e manchas. Caso as cicatrizes de acne já existam, temos outros tratamentos que podem auxiliar na melhora. Para saber mais, clique aqui para ler o nosso artigo sobre Cicatrizes de Acne.
Como qualquer outro tratamento médico o maior benefício é sempre o cuidado a sua saúde. Quando falamos de um tratamento dermatológico, é importante lembrar que estaremos cuidando do maior órgão do ser humano, a pele.
Com isso em mente, podemos destacar que, ao cuidar da acne, podemos perceber dois principais benefícios:
Uma vez que o tratamento é gradual, há alguns passos para o início do mesmo. Para começar deve ser agendada uma consulta de avaliação. Nesta, sua pele será inspecionada e diagnosticada com relação à severidade e extensão da acne. Após esta, será definido o tratamento mais indicado para o seu caso.
Uma vez que os tratamentos mais comuns são os tópicos (aplicados em pele) e medicações orais, se algum desses for necessário serão prescritos na própria consulta. Caso seja necessário tratamentos adicionais (peelings, limpeza de pele, etc) os procedimentos são feitos no próprio consultório. Veja abaixo mais detalhes dos tratamentos adicionais:
Consiste na aplicação de ácidos mais potentes do que os de uso domiciliar, feitas diretamente pela médica dermatologista. Há diversos tipos de ácido como por exemplo: ácido retinoico, ácido salicilico, ácido glicólico, peeling de Jessner (que é uma combinação de 3 ácidos diferentes num só produto), entre outros. Para a escolha correta, a médica irá avaliar o tipo de pele e o estado da acne, se há apenas comedos (cravos) ou lesões inflamatórias (espinhas).
Nos dias logo após a aplicação do peeling é normal a descamação e vermelhidão de toda a pele. Esse será a reação natural da pele ao procedimento. Tal reação deve durar por aproximadamente 07 dias. Logo após isso, a pele voltará a sua consistência e coloração normal.
Área de aplicação: qualquer local do corpo
Duração: 30min por sessão
A limpeza de pele é um procedimento estético e não médico. Nela são feitas extração de comedos (cravos) e milios (bolinhas de sebo), e também a renovação da superfície da pele. Neste processo, normalmente, não são abordadas as lesões inflamadas (espinhas).
Além de auxiliar no tratamento da acne, a limpeza de pele também ajudará a:
Área de aplicação: rosto, colo e dorso geralmente em sessões separadas
Duração: 01h30min por sessão
Como o nome diz, no tratamento com Máscara de LED é colocado no rosto uma máscara com lâmpadas de LED no seu interior. A aplicação é feita no próprio consultório e é necessário apenas alguns minutos no rosto do paciente. É utilizado geralmente duas luzes: a vermelha e a azul. Cada uma possui um efeito diferente:
Área de aplicação: rosto
Duração: 20min por sessão
Para garantir o sucesso do tratamento são necessários alguns cuidados como: evitar exposição solar, utilizar cicatrizantes e hidratantes adequados para o pós-procedimento. Todos serão prescritos pela dermatologista e devem ser seguidos à risca, uma vez que muitos produtos cicatrizantes podem agravar o quadro de acne.
Não, uma vez que o tratamento é gradual, pode sim haver a necessidade de repetir algum dos tratamentos, mas a repetição não irá afetar no efeito do mesmo. Inclusive, mesmo após sanar a acne é possível repetir algum tratamento se for necessário para tratar outro problema ou simplesmente pelos benefícios.
Depende. Uma vez que cada paciente terá um tratamento personalizado conforme o estágio da acne e o tipo de pele, o tempo para conclusão do tratamento também dependerá do paciente e da resposta da pele no controle das lesões.
Há 02 contraindicações. Os procedimentos são contraindicados em pacientes com infecção ativa de herpes ou infecção bacteriana na pele no momento do procedimento. Para avaliar isso é de extrema importância a primeira consulta de avaliação.
Imediatamente. Os resultados desse procedimento estético são vistos imediatamente após a aplicação do mesmo. Assim, logo após a sessão, você conseguirá ver a redução de cravos e sua pela mais uniforme.
Não. Os tratamento visam apenas a melhoria da pele e não afetarão em nada a sensibilidade da pela a longo prazo.
Depende. Alguns peelings químicos podem arder no momento da aplicação. E a limpeza de pele pode ser mais “sentida” dependendo da sensibilidade de cada pessoa na hora da extração dos cravos.
Entre em contato. Fale conosco agora mesmo, vamos agendar sua primeira consulta para avaliar o seu caso e tratar a acne.
Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt