Logotipo MD Skin

Câncer de Pele

Câncer de Pele

O que é: O Câncer de Pele é considerado um dos cânceres mais prevalentes entre os brasileiros. A doença surge em decorrência do aumento descontrolado das células do tecido epitelial. É possível dividir o Câncer de Pele em 3 tumores principais:

  • Carcinoma Basocelular (CBC): surge nas células basais, na camada mais profunda da epiderme e tem baixa letalidade quando diagnosticado precocemente. As lesões podem ser facilmente confundidas com marcas benignas, por isso, é fundamental o diagnóstico por um dermatologista especializado.
  • Carcinoma Espinocelular (CEC): surge nas células escamosas, que formam as camadas superiores da pele. São caracterizados por lesões ou feridas avermelhadas na pele, que descamam e que não cicatrizam.
  • Melanoma: surge nos melanócitos, células responsáveis por produzir a melanina, ou seja, o que dá cor à pele. O Melanoma é o tipo mais raro de tumor da pele, mas também o perigoso e letal, já que ele se espalha com facilidade para outros órgãos. Apresenta-se como pintas assimétricas em tons acastanhados ou negros, com bordas irregulares e, muitas vezes, com múltiplas cores ou tons de castanho.

Tratamento: O tratamento mais adequado em cada caso deve ser indicado pelo dermatologista, após avaliação do tipo de tumor e da gravidade do quadro. Algumas opções incluem a retirada cirúrgica com auxílio de bisturi (Cirurgia excisional); a raspagem da lesão com cureta ou com bisturis elétricos (Curetagem e eletrodissecção); e Criocirurgia. Além disso, é possível associar a remoção do tumor com terapias como radio e quimioterapia.

Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt

Logotipo Seven Gestão