Logotipo MD Skin

Vitiligo

Vitiligo

O que é: O Vitiligo é uma condição caracterizada pela diminuição ou ausência de melanócitos na pele, provocando a perda da coloração. Quando o vitiligo é detectado, o dermatologista pode classificá-lo em dois tipos:

  • Segmentar ou Unilateral: manifesta-se apenas em uma parte do corpo, normalmente quando o paciente ainda é jovem. Pelos e cabelos também podem perder a coloração.
  • Não segmentar ou Bilateral: é o tipo mais comum; manifesta-se nos dois lados do corpo e, em geral, as manchas surgem inicialmente em extremidades como mãos, pés, nariz e boca.

Apesar de não serem totalmente conhecidas, as causas mais apontadas para a doença são fatores autoimunes e emocionais.

Tratamento: o tratamento tem o objetivo de paralisar o crescimento das lesões e, em alguns casos, repigmentar a pele. Podem ser indicados medicamentos derivados de vitamina D, imunomoduladores e corticosteróides. A fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita (UVB-nb) e a fototerapia com ultravioleta A (PUVA) também são opções para controlar a doença.

O tratamento do vitiligo é individualizado e deve ser discutido com um dermatologista, de acordo com as características de cada paciente.

Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt

Logotipo Seven Gestão