Logotipo MD Skin

Diagnóstico da queda de cabelo

Diagnóstico da queda de cabelo

A queda dos cabelos, ou alopecia, pode ser desencadeada por diversas causas e doenças. Para diagnosticar de forma adequada a queda capilar, é importante entender que os cabelos têm um ciclo de vida definido geneticamente. Assim, cada pessoa apresenta um tempo de crescimento e um comprimento máximo dos fios, que podem variar de acordo com o período de vida.

Todos os dias alguns cabelos caem, mas voltam a crescer. Para saber o quanto da queda é normal, é importante esclarecer sobre cada fase do ciclo capilar:

  1. Fase Anágena – de crescimento do fio: nesta etapa, que dura em média 2 anos em homens e de 3 a 5 anos em mulheres, as células da raiz dos cabelos se multiplicam ativamente, fazendo novos fios nascerem e crescerem. Após esse período, os cabelos se programam para encerrar se renovar.
  2. Fase Catágena: fase em que os cabelos se programam automaticamente para parar de crescer e entrar em fase de queda;
  3. Fase Telógena – de queda: trata-se da última etapa do ciclo capilar, quando os fios começam a soltar do couro cabeludo. O processo dura em torno de 3 meses. É importante ressaltar que se trata de um processo fisiológico e natural.

A grande maioria dos cabelos no couro cabeludo está na fase de crescimento (80-90%), fazendo com que o restante, em fase de desprendimento, sejam renovados diariamente, sem interferir na quantidade total de cabelos e sem causar falhas.

Como saber se a queda capilar é normal ou um problema?

O número de fios que caem naturalmente por dia varia de acordo com a quantidade de cabelos e as características do ciclo capilar de cada pessoa. De maneira geral, dizemos que caem cerca de 100 fios diariamente. Se a queda capilar se torna intensa e frequente, é importante procurar atendimento especializado. Uma boa dica é visualizar o aspecto do couro cabeludo, se tem ou não falhas aparentes e se os fios estão afinando progressivamente.

A consulta especializada em Tricologia Médica é o primeiro passo fundamental para o tratamento de sucesso da saúde e da beleza dos cabelos. Além da anamnese e da análise clínica tradicional, são realizados exames específicos e complementares, como a Tricoscopia ,visando obter o diagnóstico correto e traçar as melhores estratégias de tratamento para cada caso.

As principais doenças que afetam o couro cabeludo, causando a queda dos fios, são:

Todos os direitos reservados a MD Skin. Desenvolvido por Agência Salt

Logotipo Seven Gestão